BLOG

Artista ‘a Andrógina’ faz residência artística no Hermes Artes com roda de conversa

A artista Lana Moraes, conhecida como ‘a Andrógina‘, é artista, mulher trans e ocupa atualmente  a residência do Hermes Artes Visuais localizado em São Paulo, Pinheiros.

O lugar é atêlie de algumas artistas, entre elas Carla Chaim, e oferece o curso de acompanhamento artístico desenvolvido por Nino Cais, Marcelo Amorim e Carla Chaim. O Hermes possui um programa de residência para artistas do mundo todo, onde eles podem fazer imersão no espaço e realizando o encerramento da residência com um projeto expositivo e roda de conversa.

Esse será um dos primeiros eventos presenciais realizados depois de 2 anos com eventos on-lines (seguindo o protocolo de segurança, como o uso de máscara).

Desde a leituras de obras de Judith Butler à artland de Robert Smithson, Lana trata da organização de um exercício de territorialização sobre a historicidade de sexo, gênero, sexualidade, identidade e tudo que orbita a construção social dx corpx (di corpi) como espaço a ser mapeado a partir de conceitos, como topografia por meio do que a artista chama de Plataforma de Pesquisa e Arte a ANDRÓGINA (PAPA) que tem como compromisso estudar essa condição social “extra-binária”, para interceptar ou hackear tais espaços e identidades tidas como dissidentes e pelas atuações artística e social, que têm como suporte a pesquisa arqueológica e subversiva das propriedades da carne e do Estado.

Na residência a artista traz parte de sua produção e desenvolve outras peças a partir da imersão da residência uma série inédita, fruto do estudos que vem desenvolvendo e para este evento que será a céu aberto, com a seleção especiais alinhadas com técnicas de colagem a partir de noções sobre gravura, traduzido em particular pelo uso constante de uma forma que se assemelha a uma linha, e que ela muitas vezes chama de corpx (lê-se corpi) ou topografia, justamente por sua pesquisa levar ao que ela chamou de “morte da linha”, vendo a linha como materialização do discurso binário e sexista, que divide masculino e feminino e declara a linha como “espaço entre” que se alimenta de extremidades, mas produz políticas próprias e logo um lugar de legitimidade a identidade tidas como dissidentes.

O encerramento da residência será no próprio Hermes, localizado em Pinheiros, onde a artista apresentará um projeto expositivo e no final uma roda de conversa, falando um pouco mais sobre sua pesquisa e promovendo um lugar de trocas.

Serviço

Onde: Hermes artes Visuais (Rua Hermes Fontes,167)

Quando: 28/10

Para mais informações: (11) 97035-1420 (tratar com Lana)

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Ne...

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outro...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, i...