Produzido pelo maquiador e drag Galdino Neto, com pesquisa e consultoria do ativista Genilson Coutinho, a produção “Rua Carlos Gomes: Apogeu e resistência da comunidade LGBTQIA+”, conta a história do cenário LGBT entre os anos 1980 e 1990 em Salvador. 

Conhecida como CG, a Rua Carlos Gomes concentrava a comunidade LGBTQIA+ da cidade na época. “Nas minhas primeiras andanças pela Carlos Gomes, eu sempre me senti atraído pela magia e ferveção desse lugar, principalmente por podermos ser quem éramos de forma livre de olhares censuradores em anos tão difíceis para aqueles que se assumiram gay“, diz Genilson Coutinho.

A rua, repleta de bares e casas noturnas famosas, era uma passarela e, espaços como Beco da Baiúca, Âncora do Marujo, Boate Caverna e Bar Champagne ficavam lotados, sendo palco para as produções impecáveis de drag queens da época e importantes espaços para organização desses grupos.

Com 22 anos de história, o Bar Âncora do Marujo, é o único empreendimento da época aberto até hoje, mantendo vivas as lembranças do passado.

O documentário estreia no dia 3 de março e será exibido no perfil do Instagram e no YouTube do site Dois Terços, veículo de notícias LGBTQIA+ de Salvador.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Foto de capa: Arquivo pessoal/ Lion

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oie, divide seu email com a gente?

Assim você pode receber nossas novidades a cada mês :)

Obrigada!

ERRO!

Casa 1 will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.