BLOG

Eleições para Conselho Tutelar no dia 1/10: saiba como e onde votar

Talvez você tenha pouco ou nenhum conhecimento sobre a atuação dos Conselhos Tutelares, mas você precisa saber que as pessoas que compõem esses grupos podem influenciar drasticamente os rumos da educação, saúde e atendimento de crianças e adolescentes.

Grupos que trabalham com Conselhos Tutelares tem alertado que muitos grupos reacionários com a intenção de participar dos conselhos para combater tópicos muito relevantes para nós, como os debates de identidade de gênero, orientações afetivo-sexuais e raça/etnia.

Na Casa 1, respeitamos todas as manifestações religiosas e entendemos que o Estado é laico (livre de intervenção religiosa), de acordo com a Constituição brasileira. Então, convocamos todo mundo a nos ajudar a garantir uma educação mais justa e livre de limitações e preconceitos, além de um atendimento livre de preconceitos e violências raciais e de gênero.

COMO FUNCIONA A ELEIÇÃO DOS CONSELHOS?

No dia 01 de outubro, haverá eleições nacionais para escolha daqueles que irão compor os Conselhos Tutelares, e você pode fazer TODA DIFERENÇA ao se envolver, discutir e escolher candidatas e candidatos com pautas de diversidade e que não empunhem nenhum tipo opressão à jovens LGBT+. O Conselho Tutelar é um órgão que tem sido utilizado para promover a formação de bases reacionárias e preconceituosas e é muito importante que a gente ocupe esse lugar e acompanhe o trabalho de conselheiras e conselheiros!

Já foram liberados, nos sites das prefeituras de cada cidade do país, a lista das candidatas e candidatos e informações sobre horário e local das votações. Nós pedimos que você acesse essa relação, pesquise, interrogue, exerça seu direito e se envolva também na luta pela garantia dos direitos e pela promoção de uma sociedade menos violenta e mais diversa.

Confira aqui a lista das pessoas candidatas e o local de votação na cidade de São Paulo.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Mais de 220 pessoas LGBTQIA+ foram eleitas em 2024

Foto da plenária da Câmara de Recife, tirada de cima com o púlpito no fim da sala.

Entenda o papel dos vereadores na defesa dos direitos LGBTQIA+

Projeto de Lei torna obrigatória criação de casas de acolhimento pa...

Políticos pagaram mais de cem anúncios contra crianças trans em um ano

Conheça 10 pré-candidaturas LGBTQIA+ a prefeituras nas eleições de ...

Direitos LGBTQIAPN+ sob ataque no Congresso Nacional 

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...

Como surgem e se espalham os projetos de lei contra LGBTQIA+ no Brasil

Ministério destina R$ 8,5 milhões em ações para população LGBTQIA+

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...