BLOG

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, indígenas e periféricos acontece na Cidade Tiradentes, extremo leste da capital paulistana

Iniciativa busca elaborar novos paradigmas de arte contemporânea na quebrada. Entradas são gratuitas e a mostra fica em cartaz até 26/05

TirAção – exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, indígenas e periféricos – acontece durante o mês de maio no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A entrada é gratuita. “Sabemos que na sociedade esses artistas estão à margem e, por isso, temos o dever de revelar o que a sociedade exclui”, afirma Lua Lucas, curadora do projeto.

Idealizado pela Cooperativa de Artistas, o mote da exposição é iluminar no centro da periferia a arte contemporânea produzida por pessoas transvestigêneres periféricas, marginalizadas pela sociedade. “TirAção é um processo coletivo interseccional de disputa de narrativas e ação de reparação histórica para corporalidades dissidentes, no campo elitista que é a arte visual contemporânea”, comenta Lua. A iniciativa nasceu em 2022, na Cidade Tiradentes, quando 15 artistas participaram durante dois meses de uma residência, onde foram produzidos lambe-lambes, música, faixas, figurinos, cortejos e a performance “Quem são seus heróis? Tiradentes foi um escravocrata”. Lua conta que desta vez as reflexões avançaram sobre a geografia das margens: “Por que quando pensamos em uma vernissage é impossível que a gente pense que ela aconteça numa quebrada? Se os artistas periféricos e favelados vivem processos de exclusão geográfica, por que não trazemos a exposição de arte para o extremo da zona leste e incentivamos a conexão de pessoas que possam dialogar com os jovens daqui e, ainda, impulsionar sua pesquisa e seu trabalho que estão normalmente apagados?”. Na segunda edição, Ana Mogli Saura, Ashley Angel, Bioncinha do Brasil, Elix Rodrigues, Jhoweny Orun Soares de Miranda e Puri Yaguarete, junto com Lua Lucas, buscam elaborar novos paradigmas de arte na quebrada, formalizando tabus e problemas contemporâneos, como a religião, a marginalidade e a reciclagem em fotografias, filmes, instalações, performances e costura.

TirAção fica exposta até 26 de maio, terça a sábado, das 10 às 16h.

SERVIÇO
TirAção
Datas: até 26/05, terça a sábado
Horário: das 10 até 16h
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes – Sala de Exposição, 2º andar
Endereço: Rua Inácio Monteiro, 6900 – Jardim São Paulo, São Paulo – SP
Entrada Gratuita
SOBRE A COOPERATIVA DE ARTISTAS

A Cooperativa de Trabalho de Artistas é uma OSC gerida por artistas e outros profissionais do bairro Cidade Tiradentes, localizado no extremo leste da capital paulista. Desde sua fundação em 2015, a “Cooperativa de Artistas” proporcionou o desenvolvimento de projetos em parceria com o poder público municipal, além de garantir a manutenção do trabalho artístico de grupos e coletividades, tornando-se um importante instrumento de viabilização de projetos e de prestação de serviços artísticos e culturais na cidade de SP. Alicerçada pelo conceito da economia solidária vem promovendo uma nova perspectiva em relação ao trabalho e a geração de renda na região, que tem em seu histórico, o peso de ainda ser considerada um bairro dormitório. Seu objetivo principal é a inclusão à diversidade e a construção de oportunidades de emancipação das minorias políticas e grupos marginalizados, bem como a promoção de ações de garantia de direitos para crianças, adolescentes, jovens, pessoas negras, mulheres e LGBTQIAP+.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Ne...

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outro...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Artistas trans não bináries das periferias do Rio de Janeiro partic...