Colaborou Carolina Castanho, educadora do Centro Cultural Casa 1

Este ano a tradicional “Lavagem Simbólica Dia da Mentira”, promovida pelo Ilú Obá de Min, será diferente. Todo dia 13 de Maio o grupo afro-brasileiro realiza a e lavagem da escadaria da rua 13 de Maio, localizada no bairro do Bixiga, para denunciar a suposta abolição da escravatura. Hoje, o rito acontecerá nas redes sociais do Ilú Obá, às 19h. O evento convoca as pessoas para, de suas casa, vestirem branco e estarem ligadas na transmissão pelo instagram @iluoba.

 

https://www.instagram.com/p/CADd_L-HWHF/

 

O dia 13 de Maio ficou conhecido como a data da abolição da escravatura, mas sabemos que esta informação é incapaz de explicar a realidade da estrutura social do Brasil herdada por mais de 3 séculos de escravidão. Por isso o movimento negro é tão enfático em não celebrar a data, mas sim reivindicá-la em seu sentido, um protesto conta a falsa aparência de que a abolição fora promovida pela elite branca como um gesto de bondade e ainda de que a escravidão fora de fato abolida.

O Ilú Obá De Min é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher. O grupo é formado inteiramente por mulheres e além de promover ações formativas de música e cultura, também possui um dos cortejos afro mais emblemáticos de São Paulo, que inclusive costuma abrir o carnaval da cidade.

 

Ilú Obá De Min na “Lavagem Simbólica Dia da Mentira”, em 2018 – Foto: Pedro Campos

A rua 13 de Maio está localizada no Bixiga, mesma região onde a Casa 1 atua em seus 3 endereços (República de Acolhida, Centro Cultural e Clínica Social). O Bixiga é compreendido como um território de quilombo devido à sua formação história, e hoje é habitado por comunidades negras, nordestinas, de imigrantes africanos e mais. Abaixo, o documentário “Não vão nos calar – o Ilú lava a mentira” fala do ritual da lavagem com imagens do grupo Ilú Obá De Min e do próprio Bixiga.

 

https://www.youtube.com/watch?v=-kid5VslX4s&app=desktop

By jjoãoapaes

jjoão atua na comunicação, projetos, estratégias e cotidiano da Casa 1 desde agosto de 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *