Lorem quis bibendum auci Lorem gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursu. Ut enim ad minim veniam.

Follow me on instagram

© 2016 Your Business Name!

Lavagem da rua 13 de Maio no Bixiga acontece nas redes sociais

Lavagem da rua 13 de Maio no Bixiga acontece nas redes sociais

Colaborou Carolina Castanho, educadora do Centro Cultural Casa 1

Este ano a tradicional “Lavagem Simbólica Dia da Mentira”, promovida pelo Ilú Obá de Min, será diferente. Todo dia 13 de Maio o grupo afro-brasileiro realiza a e lavagem da escadaria da rua 13 de Maio, localizada no bairro do Bixiga, para denunciar a suposta abolição da escravatura. Hoje, o rito acontecerá nas redes sociais do Ilú Obá, às 19h. O evento convoca as pessoas para, de suas casa, vestirem branco e estarem ligadas na transmissão pelo instagram @iluoba.

 

 

O dia 13 de Maio ficou conhecido como a data da abolição da escravatura, mas sabemos que esta informação é incapaz de explicar a realidade da estrutura social do Brasil herdada por mais de 3 séculos de escravidão. Por isso o movimento negro é tão enfático em não celebrar a data, mas sim reivindicá-la em seu sentido, um protesto conta a falsa aparência de que a abolição fora promovida pela elite branca como um gesto de bondade e ainda de que a escravidão fora de fato abolida.

O Ilú Obá De Min é uma associação paulistana, sem fins lucrativos, que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher. O grupo é formado inteiramente por mulheres e além de promover ações formativas de música e cultura, também possui um dos cortejos afro mais emblemáticos de São Paulo, que inclusive costuma abrir o carnaval da cidade.

 

Ilú Obá De Min na “Lavagem Simbólica Dia da Mentira”, em 2018 – Foto: Pedro Campos

A rua 13 de Maio está localizada no Bixiga, mesma região onde a Casa 1 atua em seus 3 endereços (República de Acolhida, Centro Cultural e Clínica Social). O Bixiga é compreendido como um território de quilombo devido à sua formação história, e hoje é habitado por comunidades negras, nordestinas, de imigrantes africanos e mais. Abaixo, o documentário “Não vão nos calar – o Ilú lava a mentira” fala do ritual da lavagem com imagens do grupo Ilú Obá De Min e do próprio Bixiga.

 

jjoão atua na comunicação, projetos, estratégias e cotidiano da Casa 1 desde agosto de 2018.
No Comments

Leave a Reply