A obra Domínio Público, escrita por Renata, Elisabete Finger, Maikon K  e Wagner Schwartz, será publicada pela Editora Monstra, da Casa 1

No dia 11 de agosto, às 19h, o Galpão da Casa 1 recebe o lançamento mais recente de sua Editora Monstra, o livro Domínio Público, escrito a 8 mãos por Renata Carvalho, Elisabete Finger, Maikon K e Wagner Schwartz a partir de suas experiências com a censura de trabalhos artísticos em um mundo onde a liberdade de expressão se confunde com o autoritarismo. Os quatro autores estamparam notícias dos principais jornais do Brasil após denúncias de grupos conservadores. 

Na noite de lançamento, haverá venda e sessão de autógrafos da obra, além da exibição do curta-metragem “Se Trans For Mar“, protagonizado por Renata. Após a apresentação do filme, que está marcada para às 20h, haverá ainda uma roda de conversa com a artista, que se divide em muitas facetas, como escritora, diretora e atriz premiada. O evento é uma oportunidade para debater o poder da arte tocar na transformação dos tabus que cercam a sociedade.

SOBRE O DOMÍNIO PÚBLICO

Em 2017, os artistas Elisabete Finger, Maikon K, Renata Carvalho e Wagner Schwartz foram alvo de acalorados debates em torno da liberdade de expressão, censura e limites na arte. Wagner, em sua performance La Bête, oferece seu corpo nu para ser dobrado e desdobrado pelo público – revisitando a proposta das esculturas Bichos, de Lygia Clark. Em sua apresentação no Museu de Arte Moderna de São Paulo, o performer foi tocado por uma criança, acompanhada por sua mãe. Um recorte em vídeo deste momento foi manipulado por grupos conservadores e viralizado nas redes sociais, atribuindo ao artista o título de “pedófilo”. 

Elisabete, coreógrafa e mãe da criança que participou de La Bête, sofreu uma avalanche de acusações e ameaças, em meio a inquéritos policiais e interrogatórios políticos, que colocaram em questão o papel da mulher, da mãe, do público e da artista no Brasil de hoje.

Maikon, em sua performance DNA de DAN, fica nu e imóvel dentro de uma bolha transparente. Na apresentação em frente ao Museu Nacional da República, em Brasília, teve seu cenário danificado e foi detido pela polícia militar sob a acusação de ato obsceno.

Renata, atriz, teve sua peça – O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu – censurada, e foi impedida de se apresentar por ser travesti e interpretar Jesus Cristo.

Em Domínio Público, os quatro se juntam para uma reflexão a partir dos ataques sofridos. Tomando como ponto de partida um dos ícones da história da arte, revelam como uma obra pode ser utilizada em diferentes narrativas ao longo do tempo, incitando as mais diversas reações, espelhando os fatos e absurdos de nossas sociedades.

SOBRE SE TRANS FOR MAR

No mar, Iara (Renata Carvalho) derrama o passado e os pensamentos que insistem em assombrá-la. Quando uma paixão balança sua vida, ela descobre que o amor romântico também pode ser um lugar possível para ela.
Direção e roteiro: Cibele Appes
Produção: Fuzuê Filmes

SERVIÇO 

O que? Lançamento do livro Domínio Público, de Renata Carvalho, Elisabete Finger, Maikon K e Wagner Schwartz.
Quando? 11/8, quinta, às 19h.
Onde? Galpão da Casa 1 – R. Adoniran Barbosa, 151 – Bixiga, São Paulo – SP.
Quanto? Evento gratuito, com venda do livro a R$15.

Foto de capa: Divulgação

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oie, divide seu email com a gente?

Assim você pode receber nossas novidades a cada mês :)

Obrigada!

ERRO!

Casa 1 will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.