“A vida rolando por aí feito roda-gigante, com todo mundo dentro, e eu aqui parada, pateta, sentada no bar.”
A fala da personagem ecoa e traz consigo a força de milhares de outros corpos, almas, pessoas que se encontram na mesma situação niilista, se sentindo ‘por fora do movimento da vida’, como diz a mesma personagem.
É o eco-reflexo de uma multidão que aprisiona seus sentimentos e suas angústias por se encontrarem em um mundo que ainda não aprendeu a respeitá-los.
“Dama da Noite” é um porta voz de tantas outras vozes. É uma boca que, aberta, emana o grito aprisionado de um sem-número de bocas que encontraram no silêncio sua melhor fantasia, não por escolha, mas por medo, incompreensão ou falta de outra – e mais digna – opção. (“Olha bem pra mim – tenho cara de quem escolheu alguma coisa na vida?”)
Com atuação de Luiz Fernando Almeida, o espetáculo é uma adaptação do conto homônimo de Caio Fernando Abreu para a internet. Não é uma filmagem da peça de teatro. Este filme teatro, foi pensado para o formato digital.
Dama da Noite é o espetáculo santista a mais tempo em cartaz ininterruptamente.
Está há 10 anos em cartaz e já realizou diversas temporadas em SP e circulou por cidades como : Curitiba, Rio de Janeiro, Salvador, Rio Branco, Santos, Ribeirão Preto, Araçatuba, Catanduva, Mogi das Cruzes. Participou de eventos como Festival Mix Brasil da Diversidade, Festival de Teatro de Curitiba ( FRINGE), Virada Cultural, Corpo SubCorpo ( SESC SP), Legítima Diferença ( SESC SP), entre outros.
Este trabalho foi indicado nas categorias Melhor Ator, Diretor, Figurino, Cenografia, Trilha Sonora e Espetáculo Independente no prêmio Aplauso Brasil 2014 .
O espetáculo foi indicado como melhor espetáculo LGBTQ pelos prêmios Papomix da Diversidade e pelo Guia Gay SP.
A peça também ganhou o audiovisual e virou um curta metragem produzido e estrelado por Luiz Fernando Almeida com direção de Dino Menezes. O Filme já foi exibido em diversos festivais e mostras de Cinema, disponíveis no Youtube.
A versão on-line será exibida gratuitamente no sábado, 22 de maio, às 20h, dentro da programação de dois eventos : SANSEX- Mostra da Diversidade de Santos LEGÍTIMA DIFERENÇA do SESC SP.
A transmissão acontece nos canais do Youtube do SESC Santos e da SANSEX.
Ficha Técnica
Adaptação da Obra de Caio Fernando Abreu.
Atuação: Luiz Fernando Almeida
Direção de Arte: Lipari
Filmagem e Edição: Sander Newton
Maquiagem: Jhullia Marques
Iluminação: André Cajaiba.
Direção do espetáculo teatral: Andre Leahun
Direção do curta-metragem: Dino Menezes, Fabiano Keller e Michel Custodio.
O espetáculo ficará disponível até domingo 23/05 no Youtube do Sansex