BLOG

Vans celebra a liberdade e a expressão amplificando vozes da comunidade LGBTQ+

A Vans está doando um total de US$200.000 para as organizações GLSEN, CASA 1, Where Love is Illegal e Tokyo Rainbow Pride

Desde 1966, o propósito da Vans tem sido de apoiar e possibilitar a expressão criativa de todos os seus fãs no planeta, independentemente de onde você vem, a cor da sua pele ou quem você ama. A Vans reconhece o movimento do Mês do Orgulho como um momento global inspirador da auto expressão autêntica e de celebração do espírito de empoderamento e das identidades da comunidade LGBTQ+.

Para homenagear o Mês do Orgulho, a Vans está doando um total de US$200.000 para quatro organizações ao redor do mundo, incluindo a GLSEN, Casa 1, Where Love is Illegal e a Tokyo Rainbow Pride, para apoiar e compartilhar suas histórias e missões. O Mês do Orgulho é realizado simultaneamente globalmente como um momento cultural para todas as pessoas se unirem na celebração do impacto que a comunidade LGBTQ+ trouxe à sociedade.

A Vans tem o compromisso em defender e apoiar a comunidade LGBTQ+ durante todo o ano como uma filosofia em direção à equidade e à progressão. Trabalhando com uma abordagem global desde a concepção da campanha, a Vans selecionou quatro organizações que continuamente defendem a igualdade, a segurança e a educação entre a comunidade LGBTQ+ em todo o mundo.

  • A região Sul-Americana apoiará a Casa 1, um centro brasileiro de cultura e acolhimento de pessoas que busca promover mudanças estruturais fornecendo abrigo seguro e acesso à recursos de cultura, educação e saúde para a comunidade LGBTQ+. Representada pelos embaixadores locais, contando com um time formado pela cantora e compositora, DAY ; pela talentosa artista multidisciplinar, Jup do Bairro e além do fotógrafo de skate, Rodrigo K-b-ça Lima ; a Vans Brasil orgulhosamente celebra em território nacional, o seu compromisso e a luta pela diversidade, liberdade e
    principalmente pela criatividade.
  • A região das Américas será representada pela GLSEN , uma organização que trabalha para cultivar um ambiente escolar seguro e de apoio para todos os alunos, independentemente da orientação sexual, identidade de gênero ou expressão. A Vans contará as histórias e narrativas de seus embaixadores locais, incluindo o poeta da Get Lit, Tyris Winter; o pintor, designer e artista, Mich Miller; o skatista, fotógrafo e diretor criativo, Samuel McGuire; a cantora e compositora Serena Isioma, e mais para destacar a relação entre criatividade, identidade e comunidade.
  • A Vans Europa irá se juntar com a Where Love is Illegal, um projeto da Witness Change cujo objetivo principal é utilizar histórias para conectar pessoas, transformar opiniões e mudar políticas, captando testemunhos pessoais de sobrevivência da comunidade LGBTQ+. Vans e Where Love is Illegal se unirão com artistas locais da comunidade LGBTQ+ para projetar 45 janelas em todo o continente europeu, inspiradas nos depoimentos registrados pela organização.
  • Por fim, a região Ásia-Pacífico se juntará com a Tokyo Rainbow Pride, como parte do seu projeto de 2021 “Raise Your Voice. Change The World”, que visa conscientizar e alterar políticas atuais buscando a equidade de gênero, raça e crenças. A narrativa e as ativações da campanha Vans Pride começarão em todo o mundo nos meses de Maio e Junho.

Inspirada pela comunidade LGBTQ+ e pelo espírito de auto expressão criativa, a Vans apresenta uma coleção de tênis, vestuário e acessórios desenvolvida para apoiar a equidade e a inclusão na sociedade não somente no mês de Junho, mas durante o ano todo. As silhuetas clássicas de tênis da Vans, incluindo duas variações do Slip-On, uma versão do Era e um Old Skool Platform carregam os sete tons do arco-íris em diferentes execuções: estampas repetidas, construção em patchwork e é claro, o
inconfundível padrão Checkerboard customizado pelas cores que, além de
representarem uma bandeira, são símbolos de uma luta pela liberdade e equidade. As peças de vestuário e de acessórios da campanha também celebram a diversidade e a expressão criativa através da incorporação das cores, estampas e a máxima “Pride”, que nomeia a coleção que homenageia as identidades da comunidade LGBTQ+.

Há 55 anos a Vans tem se esforçado para inspirar e possibilitar a criatividade ao redor do mundo. Defendendo a pluralidade, a equidade e a inclusão na sociedade, continuamente celebramos a auto expressão através dos nossos pilares de marca. Cumprindo com o nosso propósito de apoio constante aos esportes de ação, à música e à arte, durante o Mês do Orgulho de 2021, apresentamos as histórias de três embaixadores nacionais que contam sobre a importância da expressão criativa em suas vidas.

Inspirada pelo espírito da liberdade, a cantora e compositora, Day, carrega com muito orgulho a bandeira da autenticidade em suas letras e acordes de guitarra: “A arte que me salvava quando eu não podia gritar pro mundo quem eu era. Fiquei 20 anos numa jaula, e desde que eu me aceitei passei a viver como sou. E isso é libertador.” Jup do Bairro encontrou na criatividade, a possibilidade de compartilhar as suas experiências para incentivar a equidade, a inclusão e representatividade na sociedade.

“A minha sexualidade e minha identidade de gênero precisam ser meu amuleto, não minha muleta. Chegamos num ponto em que não dá mais para fingir que a gente não existe.”, adiciona a talentosa artista multidisciplinar.

Finalizando o time de embaixadores brasileiros que orgulhosamente apresentam a Pride Collection no país em 2021, Rodrigo K-b-ça utiliza a fotografia e o skate como plataformas autênticas de comunicação para defender a liberdade de expressão na sociedade, na arte e nos esportes de ação: “Ser gay abriu meus olhos para outros tipos de arte. Ajudou a me entender como pessoa e me expressar como skatista, fotógrafo e escritor. Hoje meu público me conhece por inteiro, não mais a metade.”

Saiba mais sobre o propósito da campanha, as instituições apoiadas e os
embaixadores participantes em vans.com.br/pride.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Casa 1 realiza VII Feira de Empregabilidade Trans, Travesti e Não B...

O que rolou de graça na Casa 1 em fevereiro

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

O que rolou de graça na Casa 1 em janeiro

Os quadrinhos de Alison Bechdel

Casa 1 celebra 7 anos de existência e impacto social no Bixiga 

Com curadoria de Mel, Casa 1 realiza VII Semana de Visibilidade Tra...

Aprovada no PROMAC, Casa 1 busca captar recursos para manutenção an...

O que rolou de graça na Casa 1 em dezembro

Casa 1 realiza formatura de últimas turmas profissionalizantes de 2023

Tudo que rolou de graça na Casa 1 em novembro