BLOG

‘A Última Floresta’ leva a Berlim a luta de xamã para manter tradições Yanomamis

Por Carolina Moraes, para FolhaPress

O diretor Luiz Bolognesi capta um mundo que parece em vias de desaparecer por completo no filme “Ex-Pajé”, de 2018. Nele, assistimos à liderança indígena Perpera sendo porteiro de uma igreja onde parte de seu povo pater suruí se apresenta num coral, em português, para um pastor.
É o evento oposto do retratado no novo documentário do cineasta, “A Última Floresta”, que estreia no Festival de Berlim nesta quarta-feira e deve chegar ao Brasil no segundo semestre. No longa, vemos Davi Kopenawa, protagonista que também assina o roteiro do longa e é coautor do livro “A Queda do Céu”, se empenhando para manter as tradições e saúde do povo Yanomami em sua comunidade, que é impactada pelo garimpo e está em território demarcado.

“Combinamos de fazer esse filme para mostrar a realidade do povo Yanomami”, diz Kopenawa, que afirma ser importante essas histórias chegarem ao “povo da cidade”. “Nasci, cresci e fiz esse meu pensamento para sair com essa luta de ‘A Queda do Céu’ e do cinema.”

Além de acompanhar o xamã e outros Yanomamis da comunidade, o documentário mostra indígenas encenando seus mitos fundadores, como a dos irmãos Omama e Yoasi.

“Ao construir o roteiro, a gente percebeu que filmaríamos sonhos e mitos”, conta Bolognesi, sobre a construção do documentário. “Para os povos indígenas, de maneira geral, o universo dos sonhos e a realidade não têm a dicotomia que têm para nós. Muitas coisas que eles sonham a noite se reproduzem de dia.”

O filme foi gravado na língua nativa e poucas palavras em português aparecem no filme. Os poucos termos que saltam na tela em língua portuguesa, aliás, são um bom parâmetro do impacto do “povo da cidade” na região –pólvora, espoleta, tuberculose e mercadoria são algumas das exceções.

Davi Kopenawa também fala na nossa língua ao exigir que garimpeiros saiam de uma parte de seu território numa forte cena do documentário, quando ele é acompanhado por Yanomamis cobertos com a tinta preta de jenipapo.

“Tínhamos só três ou quatro pessoas que falavam português ali. Eu tinha dois jovens que me acompanhavam na filmagem e traduziam”, diz o cineasta. Ele afirma que só foi ter contato com tudo que estava sendo dito para o seu filme quando o material bruto foi traduzido por um Yanomami e duas antropólogas.

O diálogo entre um homem branco e a liderança indígena para fazer com que essas histórias cheguem à cidade é uma dinâmica que também aparece em a “A Queda do Céu”, que Kopenawa assina com o francês Bruce Albert.
Ele conta que foram áudios gravados pelo antropólogo com as histórias contadas pelo Yanomami que deram origem ao livro, que foi publicado em 2015 e é narrado pelo ponto de vista de Kopenawa.

“O povo da cidade, os estudantes começam a ler. Eles começam a conhecer o nome do povo Yanomami. É assim que nós criamos e escrevemos a história do povo Yanomami. Eu quis mostrar a minha sabeboria para o povo da cidade”, conta Kopenawa.

Luiz Bolognesi diz que teve a ideia de fazer “A Última Floresta” ainda nas gravações de “Ex-Pajé”, com a intenção de registrar a liderança de uma resistência indígena no Brasil. “Também há uma vitória da resistência dos xamãs em muitos lugares, e eu escolhi os Yanomamis.”

Desde que o filme foi gravado, em junho de 2019, a movimentação de garimpeiros aumentou na região, afirma Bolognesi. Os próprios Yanomamis têm denunciado o aumento de invasores no território enquanto o presidente Jair Bolsonaro promete legalizar o garimpo.

A comunidade também passou a lidar também com o coronavírus -mais uma epidemia, que eles chamam de xawara, levada pelos brancos ao território indígena.

Hoje com 66 anos, Kopenawa lembra que casos de gripe, tuberculose e sarampo se tornaram recorrentes em sua comunidade, que tem hoje cerca de 250 pessoas segundo o xamã, quando ele era pequeno.
“Perdi as minhas crianças, as minhas irmãs, meus irmãos. Perdi metade do meu povo Yanomami naquele tempo. Por isso eu entrei na briga, na luta pra defender o povo Yanomami que sobrou”, conta.

O novo documentário do cineasta se soma a uma série de filmes centrados em povos indígenas feitos nos últimos anos. Além do seu filme de 2018, que entrará no catálogo da Netflix, há também os títulos “A Febre”, de Maya Da-Rin, “Chuva É Cantoria na Aldeia dos Mortos”, de Renée Nader Messora e João Salaviza, e “Piripkura”, de Bruno Jorge, Mariana Oliva e Renata Terra.
“Do ponto de vista do cinema, que está buscando histórias originais e novas, as narrativas trazem uma abordagem e uma linguagem que têm um frescor que interessa”, afirma Bolognesi. Segundo o cineasta, a onda de filmes que retratam populações nativas no Brasil deve ser seguida ainda por um segundo movimento -a de filmes indígenas feitos pelos próprios indígenas.

A ÚLTIMA FLORESTA
Quando Estreia no Festival de Berlim em 3/3. Chega ao Brasil no segundo semestre
Elenco Davi Kopenawa Yanomami, Ehuana Yaira Yanomami
Direção Luiz Bolognesi 
Roteiro Davi Kopenawa Yanomami, Luiz Bolognesi 
Produtora Gullane e Buriti Filmes

Esta é uma matéria da Folha Press, a agência de notícias da Folha de São Paulo, serviço contratado pela Casa 1.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

ONGs no Nordeste acolhem população LGBTQIA+ em situação de rua

“Miss Macunaíma” reúne cartas imaginárias de Mario de A...

Céu Cavalcanti é primeira travesti eleita presidente do Conselho Re...

Contarato propõe lei que garante registro de dupla maternidade ou p...

Camila Sosa Villada traz à Flip sua materialidade da vida travesti ...

Primeira travesti brasileira a aparecer em novela é homenageada pel...

Candidaturas LGBTQIA+ crescem e chegam a 170 em 2022

Jovens indígenas criam websérie sobre direitos 

Negros e pobres estão mais expostos a riscos ambientais em capitais...

Movimentos sociais fazem protesto em Biblioteca Mário de Andrade

Cartórios registram recorde de retificações de nome e gênero no Brasil

Lei Padre Julio Lancellotti, que proíbe intervenção para ‘esp...