O senador Fabiano Contarato (PT-ES) protocolou nesta segunda-feira (29) um projeto de lei que garante o registro de dupla maternidade ou paternidade no Brasil. O parlamentar é casado com um homem e tem dois filhos, Gabriel e Mariana.

Segundo a proposta, o registro de nascimento, a carteira de identidade e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) conterão registro da dupla maternidade, paternidade ou família monoparental.

“É preocupante o fato de que diversos sistemas e bancos de dados públicos ignorem famílias de dupla maternidade ou paternidade ao só vincularem o cadastro ou o acesso a direitos e benefícios sociais ao nome de uma mãe. Quando são duas mães, portanto, uma acaba aleatoriamente suprimida da ficha”, afirma o parlamentar.

E segue: “No caso de dois pais, um deles se vê obrigado a assinar como mãe, mesmo que isso vá contra seu relacionamento parental”.

O projeto visa assegurar que os pais e mães em núcleos familiares homoafetivos sejam reconhecidos perante a Receita Federal no registro no CPF.

“Tal garantia é ainda mais imperativa desde que o número de inscrição no CPF passou a ser adotado como número único de identificação nacional”, afirma o parlamentar.

MÔNICA BERGAMO
SÃO PAULO, SP

Foto de capa: Folha Press

Por Folha Press

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Oie, divide seu email com a gente?

Assim você pode receber nossas novidades a cada mês :)

Obrigada!

ERRO!

Casa 1 will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.