BLOG

Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS busca relatos de pessoas que vivem com HIV/AIDS

A Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) busca histórias de pessoas que vivem com HIV/AIDS e já enfrentaram situações de estigma e discriminação. As histórias serão selecionadas para uma publicação que a ABIA vai lançar em breve. Garantimos o anonimato daqueles (as) que desejarem. Venha contribuir com essa publicação, entre em contato e participe dessa causa.

Para participar envie um e-mail até o dia 31/05 para abia@abiaids.org.br

Sobre a ABIA

A ABIA também busca uma incidência proativa e atua diretamente na democratização da informação sobre o HIV e a AIDS com base em análises críticas e pesquisas fundamentadas. Um dos seus princípios é contribuir com os esforços governamentais e, principalmente, da sociedade civil na área de educação e prevenção.

A diretoria e o conselho consultivo reúnem os mais renomados intelectuais e produtores de análises críticas sobre a epidemia de AIDS no Brasil e no mundo. Como resultado dessas ações, a ABIA se consolida cada vez mais como uma referência nacional e internacional no cenário do HIV e da AIDS.

A instituição atua em várias áreas estratégicas, entre elas, homens que fazem sexo com homens (HSH), juventude, sexualidade e direitos, prostituição e acesso a medicamentos. Desde 1993, por meio do projeto HSH,  atua por meio de oficinas de prevenção com foco nos jovens gays, que atualmente assumiu o formato do Projeto Diversidade Sexual, Saúde e Direitos entre Jovens. Além disso, a ABIA também secretaria o Observatório de Sexualidade e Política (SPW, sigla em inglês) e coordena o Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual (GTPI).

Outra iniciativa relevante da ABIA é o Observatório Global de Políticas de AIDS (GAPW, sigla em inglês). Assim como o Observatório Nacional, o GAPW propõe reforçar a capacidade da sociedade civil para acompanhar os debates políticos na perspectiva global bem como as articulações dos movimentos sociais internacionalmente em resposta à epidemia.

Ao migrar para o formato Observatório Nacional de Políticas de AIDS, a ABIA concentra suas análises em três eixos principais: 1) Prevenção, Tratamento e Assistência; 2) Direitos e sexualidade e 3) Medicamentos e sustentabilidade.

Por meio do Observatório Nacional de Políticas de AIDS, a ABIA se mantém alinhada ao propósito de mobilizar a sociedade no enfrentamento da epidemia do HIV e da AIDS e na luta por acesso ao tratamento, à assistência e na defesa dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV e AIDS no país.

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

POC CON chega na 4ª edição com mais de 170 artistas, Cosplay Lip Sy...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Ministério dá posse a membros do conselho LGBTQIA+

Memorial da Resistência lança campanha de doação de livros escritos...

Nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa é um mergul...

Museu da Diversidade Sexual comemora Dia das Crianças com oficina s...

9,3% dos brasileiros acima de 16 anos são LGBTI+, diz pesquisa

Festival Pop Pride celebra a diversidade em Floripa

Após 20 anos, ‘Queer as Folk’ ganha reboot no streaming

PerifaCon: A Comic Con das Favelas retorna em edição presencial

“Todos os Gêneros”: Itaú Cultural aborda a cultura lésb...