BLOG

Memorial da Resistência lança campanha de doação de livros escritos e organizados por mulheres

Com o objetivo de aumentar as perspectivas femininas em temas como repressão e resistência política, Centro de Referência do museu recebe doações de títulos para o acervo público

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, lança neste dia 11 de novembro a campanha Mais Vozes Femininas, que incentiva a doação de livros escritos e/ou organizados por mulheres. A iniciativa tem como objetivo aumentar as perspectivas de gênero nos temas tratados pelo museu: Direitos Humanos, repressão estatal, resistência política, memória e patrimônio.

A campanha Mais Vozes Femininas faz parte da programação pensada pelo Acervo Bajubá, uma iniciativa comunitária de salvaguarda e pesquisa da memória e cultura LGBT brasileira. O projeto foi convidado pelo Memorial da Resistência para elaboração de ações a partir de uma imersão no Centro de Referência do museu, e constatou que dos mais de 800 livros disponíveis para consulta, apenas 104 são escritos por mulheres e 20 discutem gênero.

A ampliação da diversidade de vozes disponíveis para consulta no acervo bibliográfico do museu tem o potencial de contribuir com diferentes perspectivas de como a repressão atravessa cada indivíduo. Como um acervo público, o Memorial da Resistência reconhece a importância de democratizar e disseminar as produções que mostrem as visões e experiências enfrentadas por mulheres cisgêneros, trans e travestis na sociedade brasileira em diferentes áreas do conhecimento.

As doações podem ser realizadas por editoras, acervos e pessoas físicas para o endereço Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia – São Paulo (SP) – 01213-010.

Centro de Referência

O Centro de Referência do Memorial da Resistência de São Paulo é um espaço dedicado à documentação, preservação e comunicação das memórias de repressão e resistência políticas no Brasil, e articula em rede fontes documentais, testemunhais, iconográficas e bibliográficas que permitem maior acesso do público ao acervo e conteúdos desenvolvidos pelo museu.

Além dos livros disponíveis para consulta, o público tem acesso ao acervo audiovisual de entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos, e às coleções de Lugares da Memória, Pessoas, Organizações e Eventos vinculados à repressão e resistência política no país.

Os títulos disponíveis no acervo e as coleções podem ser consultadas gratuitamente através do site do Centro de Referência. Para acessar as entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos virtual ou presencialmente, ou consultar o acervo bibliográfico, é necessário entrar em contato através do e-mail pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br.

Serviço

Centro de Referência – Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia – São Paulo (SP)
Funcionamento: Segunda à sexta-feira | 10 às 18 horas
Contato: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br
Acompanhe: Site / Instagram / Facebook / Youtube / Twitter

Foto de capa: Primeiro Congresso da Mulher Metalúrgica, 1978 Arquivo Público do Estado de São Paulo

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Os quadrinhos de Alison Bechdel

 8 livros brasileiros LGBTQIAPN + de 2023 para ler em 2024 

Antologia “Fora do Padrão” reúne quatro décadas de quad...

A Biblioteca Comunitária da Casa 1 e a formação de pequenos leitores

Sam Bourcier e o unicórnio que peida

Bibliotecas comunitárias buscam ecoar diversidade e formar leitores

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Ministério dá posse a membros do conselho LGBTQIA+

João Silvério Trevisan: Pai, Pai, um ritual de cura em meio à cultu...

Confinada — e o sequestro da população preta, pobre e periférica du...

3 livros para conhecer a autora Sabina Anzuategui