BLOG

Memorial da Resistência lança campanha de doação de livros escritos e organizados por mulheres

Com o objetivo de aumentar as perspectivas femininas em temas como repressão e resistência política, Centro de Referência do museu recebe doações de títulos para o acervo público

O Memorial da Resistência de São Paulo, museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, lança neste dia 11 de novembro a campanha Mais Vozes Femininas, que incentiva a doação de livros escritos e/ou organizados por mulheres. A iniciativa tem como objetivo aumentar as perspectivas de gênero nos temas tratados pelo museu: Direitos Humanos, repressão estatal, resistência política, memória e patrimônio.

A campanha Mais Vozes Femininas faz parte da programação pensada pelo Acervo Bajubá, uma iniciativa comunitária de salvaguarda e pesquisa da memória e cultura LGBT brasileira. O projeto foi convidado pelo Memorial da Resistência para elaboração de ações a partir de uma imersão no Centro de Referência do museu, e constatou que dos mais de 800 livros disponíveis para consulta, apenas 104 são escritos por mulheres e 20 discutem gênero.

A ampliação da diversidade de vozes disponíveis para consulta no acervo bibliográfico do museu tem o potencial de contribuir com diferentes perspectivas de como a repressão atravessa cada indivíduo. Como um acervo público, o Memorial da Resistência reconhece a importância de democratizar e disseminar as produções que mostrem as visões e experiências enfrentadas por mulheres cisgêneros, trans e travestis na sociedade brasileira em diferentes áreas do conhecimento.

As doações podem ser realizadas por editoras, acervos e pessoas físicas para o endereço Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia – São Paulo (SP) – 01213-010.

Centro de Referência

O Centro de Referência do Memorial da Resistência de São Paulo é um espaço dedicado à documentação, preservação e comunicação das memórias de repressão e resistência políticas no Brasil, e articula em rede fontes documentais, testemunhais, iconográficas e bibliográficas que permitem maior acesso do público ao acervo e conteúdos desenvolvidos pelo museu.

Além dos livros disponíveis para consulta, o público tem acesso ao acervo audiovisual de entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos, e às coleções de Lugares da Memória, Pessoas, Organizações e Eventos vinculados à repressão e resistência política no país.

Os títulos disponíveis no acervo e as coleções podem ser consultadas gratuitamente através do site do Centro de Referência. Para acessar as entrevistas do programa Coleta Regular de Testemunhos virtual ou presencialmente, ou consultar o acervo bibliográfico, é necessário entrar em contato através do e-mail pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br.

Serviço

Centro de Referência – Memorial da Resistência de São Paulo
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia – São Paulo (SP)
Funcionamento: Segunda à sexta-feira | 10 às 18 horas
Contato: pesquisa@memorialdaresistenciasp.org.br
Acompanhe: Site / Instagram / Facebook / Youtube / Twitter

Foto de capa: Primeiro Congresso da Mulher Metalúrgica, 1978 Arquivo Público do Estado de São Paulo

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Primeira parlamentar travesti no estado do Rio de Janeiro lança liv...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

Conheça o Clube do Livro “Pomar”, o clube de leitura da...

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

A história pioneira de João W. Nery em seus livros de memórias

Os quadrinhos de Alison Bechdel

 8 livros brasileiros LGBTQIAPN + de 2023 para ler em 2024 

Antologia “Fora do Padrão” reúne quatro décadas de quad...

A Biblioteca Comunitária da Casa 1 e a formação de pequenos leitores

Sam Bourcier e o unicórnio que peida

Bibliotecas comunitárias buscam ecoar diversidade e formar leitores

Ministério dá posse a membros do conselho LGBTQIA+