BLOG

Cursinho Popular EACH-USP tem vagas para pessoas trans

O Cursinho Popular EACH-USP é um curso preparatório para o vestibular na Zona Leste de São Paulo, é isento de qualquer taxa de inscrição ou matrícula e está com as inscrições abertas do dia 13 a 22 de junho com o total de 40 vagas, sendo 15 para o período vespertino e 25 para o noturno.

As inscrições

As inscrições para estudar no Cursinho Popular EACH-USP estão abertas do
dia 13 a 22 de junho de 2021 e poderão se inscrever estudantes que estejam no último ano do ensino médio ou concluintes de qualquer ano e idade, que residam no estado de São Paulo e que tenham acesso à internet.

As aulas serão ministradas de forma on-line, por meio do Google Meet ou
Hangouts, devido ao atual cenário da pandemia e o isolamento social, e têm
previsão de início para o dia 9 de agosto. Elas ocorrerão durante a semana, sendouma turma no período vespertino (14:00-18:45) e uma no noturno (19:00-22:45), sendo que durante os finais de semana são agendados simulados de vestibulares. As disciplinas ministradas no Cursinho são: Biologia Celular e Geral; Física Óptica, Elétrica e Geral; Geografia Física e Humana; Gramática; Redação; Inglês; Literatura; História do Brasil e Geral; Matemática (Álgebra e Geometria) e Química Orgânica e Geral. Além de ter projetos para além da sala de aula, como aulas de Espanhol, oficinas e debates.

Das vagas

Serão oferecidas 40 vagas, sendo 15 para o período vespertino e 25 para o
noturno, sendo 70% delas reservadas para PPIs – Pretos, Pardos ou Indígenas e 5% para pessoas transexuais. Além disso, estudantes de Escola Pública, moradores da Zona Leste de São Paulo ou parentes de funcionários terceirizados da EACH-USP possuem prioridade em nosso Processo Seletivo.

Fases do Processo Seletivo

O Processo Seletivo do Cursinho possui duas fases, sendo a primeira o
preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos para a
realização da análise socioeconômica, que corresponde a 70% da avaliação, ela deve ser entregue até o dia 22 de junho (terça-feira). A segunda fase consiste em uma prova online de conhecimentos gerais que equivale a 30% da pontuação geral e deve ser realizada nos dias 26/06 ou 27/06.

O Cursinho Popular

O Cursinho Popular EACH-USP é uma organização sem fins lucrativos da
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, localizada na Zona Leste de São Paulo em Ermelino Matarazzo. O Cursinho busca ser um facilitador para jovens de baixa renda, de escolas públicas e da Região Leste de São Paulo que sonham em ingressar em uma universidade. Sendo completamente gratuito, o Cursinho funciona a partir de trabalho voluntário, seja por parte dos professores, plantonistas ou por parte da equipe administrativa.

Calendário

Manual do Processo Seletivo de Estudantes: https://bit.ly/ManualProcessoSeletivo20212

Formulário de Inscrição: bit.ly/InscriçãoCPE20212

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelos canais de atendimento do
Cursinho Popular-EACH USP: processo-seletivo@cursinhoeach.com.br

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

Inscrições abertas para o Programa Jovem Monitor Cultural, o maior ...

MST realiza o 1º Encontro Nacional de Travestis e Transexuais Sem T...

MEC tem medo do ensino sobre gênero e diversidade sexual nas escola...

Sem apoio institucional, professores de SP combatem LGBTfobia com c...

Primeira parlamentar travesti no estado do Rio de Janeiro lança liv...

1ª ‘Marsha’ Trans, em Brasília, teve presença de deputadas federais...

‘Desnecessária’: Alesp encerra CPI da Transição de Gênero sem concl...

Com curadoria de Mel, Casa 1 realiza VII Semana de Visibilidade Tra...

Sesc São Paulo e Revista Cult realizam o Seminário Identidades Tran...

Exigir cirurgia para trans irem a prisões femininas é política tran...

A medicina está preparada para atender pessoas trans? A resposta é não

D&AD oferece cursos gratuitos para talentos criativos autodidatas