BLOG

Cursinho Popular EACH-USP tem vagas para pessoas trans

O Cursinho Popular EACH-USP é um curso preparatório para o vestibular na Zona Leste de São Paulo, é isento de qualquer taxa de inscrição ou matrícula e está com as inscrições abertas do dia 13 a 22 de junho com o total de 40 vagas, sendo 15 para o período vespertino e 25 para o noturno.

As inscrições

As inscrições para estudar no Cursinho Popular EACH-USP estão abertas do
dia 13 a 22 de junho de 2021 e poderão se inscrever estudantes que estejam no último ano do ensino médio ou concluintes de qualquer ano e idade, que residam no estado de São Paulo e que tenham acesso à internet.

As aulas serão ministradas de forma on-line, por meio do Google Meet ou
Hangouts, devido ao atual cenário da pandemia e o isolamento social, e têm
previsão de início para o dia 9 de agosto. Elas ocorrerão durante a semana, sendouma turma no período vespertino (14:00-18:45) e uma no noturno (19:00-22:45), sendo que durante os finais de semana são agendados simulados de vestibulares. As disciplinas ministradas no Cursinho são: Biologia Celular e Geral; Física Óptica, Elétrica e Geral; Geografia Física e Humana; Gramática; Redação; Inglês; Literatura; História do Brasil e Geral; Matemática (Álgebra e Geometria) e Química Orgânica e Geral. Além de ter projetos para além da sala de aula, como aulas de Espanhol, oficinas e debates.

Das vagas

Serão oferecidas 40 vagas, sendo 15 para o período vespertino e 25 para o
noturno, sendo 70% delas reservadas para PPIs – Pretos, Pardos ou Indígenas e 5% para pessoas transexuais. Além disso, estudantes de Escola Pública, moradores da Zona Leste de São Paulo ou parentes de funcionários terceirizados da EACH-USP possuem prioridade em nosso Processo Seletivo.

Fases do Processo Seletivo

O Processo Seletivo do Cursinho possui duas fases, sendo a primeira o
preenchimento do formulário de inscrição e o envio de documentos para a
realização da análise socioeconômica, que corresponde a 70% da avaliação, ela deve ser entregue até o dia 22 de junho (terça-feira). A segunda fase consiste em uma prova online de conhecimentos gerais que equivale a 30% da pontuação geral e deve ser realizada nos dias 26/06 ou 27/06.

O Cursinho Popular

O Cursinho Popular EACH-USP é uma organização sem fins lucrativos da
Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, localizada na Zona Leste de São Paulo em Ermelino Matarazzo. O Cursinho busca ser um facilitador para jovens de baixa renda, de escolas públicas e da Região Leste de São Paulo que sonham em ingressar em uma universidade. Sendo completamente gratuito, o Cursinho funciona a partir de trabalho voluntário, seja por parte dos professores, plantonistas ou por parte da equipe administrativa.

Calendário

Manual do Processo Seletivo de Estudantes: https://bit.ly/ManualProcessoSeletivo20212

Formulário de Inscrição: bit.ly/InscriçãoCPE20212

Em caso de dúvidas, o contato pode ser feito pelos canais de atendimento do
Cursinho Popular-EACH USP: processo-seletivo@cursinhoeach.com.br

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

1ª ‘Marsha’ Trans, em Brasília, teve presença de deputadas federais...

‘Desnecessária’: Alesp encerra CPI da Transição de Gênero sem concl...

Com curadoria de Mel, Casa 1 realiza VII Semana de Visibilidade Tra...

Sesc São Paulo e Revista Cult realizam o Seminário Identidades Tran...

Exigir cirurgia para trans irem a prisões femininas é política tran...

A medicina está preparada para atender pessoas trans? A resposta é não

D&AD oferece cursos gratuitos para talentos criativos autodidatas

Inclusão: apenas cinco universidades públicas destinam vagas a pess...

No RS, pessoas trans e travestis podem retificar o registro civil d...

Como o mercado de trabalho exclui as pessoas trans

Alta do Deposteron e falha do SUS afetam tratamento hormonal de hom...

Renata Peron estreia solo em monólogo “Bendita Sois Entre as ...