BLOG

Curso gratuito busca aumentar a atuação das mulheres no mercado de tecnologia

A iniciativa Meninas in Tech surgiu em 2020 com o propósito de ampliar oportunidades para mulheres a partir de uma formação em programação.

Em 2022, além da intenção de aumentar o número de mulheres no mercado de tecnologia, o programa também busca abrir uma turma exclusiva para pessoas que se identificam como mulheres e façam parte da comunidade LGBTQIAP+: cis, trans, lésbicas, bissexuais e não-binárias. 

O objetivo do programa é proporcionar mais oportunidades de inclusão, diversidade e acesso da comunidade ao mundo Tech, um mercado ainda predominantemente masculino. Afinal, os altos índices de desigualdade de gênero na área são reflexo do papel central do machismo e lgbtfobia estruturais da nossa sociedade. Há um déficit de uma rede de apoio estruturada para mulheres LBTQ+ e nesse aspecto o Meninas in Tech é fundamental,  pois além de buscar capacitá-las com um conjunto de hard skills necessários para ingressarem no mercado de trabalho, visa empoderá-las e instrumentalizá-las emocionalmente com as soft skills necessárias para lidar com a injustiça social que se faz presente, inclusive, nas empresas que irão empregá-las.

A Alura, plataforma de ensino que acredita no poder da educação e da tecnologia para transformar as pessoas e suas carreiras,é parceira da Fly neste projeto. Essa união permitiu expandir as experiências das alunas, mentores e professores pois oferece um ambiente completo para o estudo e desenvolvimento nas diversas vertentes da tecnologia.

Com co-realização da iFood e o apoio da Droga Raia, esse projeto foi viabilizado por meio de um processo de Matchfunding, um modelo de financiamento coletivo em que ocorre o aporte de uma instituição. Para esta campanha, o Fundo Todo Cuidado Conta colaborou com R$ 1 para cada R$1 investido no projeto. Ao final da campanha a meta de arrecadação foi batida em 144,5%. 

Inscrição 

O curso tem duração de 4 meses e prepara as alunas para uma carreira promissora em Desenvolvimento web.​ As aulas consistem em encontros semanais online e realização de projetos. Acreditamos ser a melhor maneira de aprendizado, pois, ainda durante o programa, você estará formando seu portfólio.

O processo seletivo é formado por 4 etapas e todas são obrigatórias e eliminatórias, começando pela inscrição (08/02 – 08/03), etapa cognitiva e entrevista. Sabemos que muitas pessoas da comunidade enfrentam situação de vulnerabilidade social, por isso selecionaremos 3 alunes para receber notebooks e auxílio Internet durante 3 meses (período de duração do módulo de tecnologia). 

Sobre o Curso

O curso é gratuito, com metodologia socioemocional exclusiva da Fly combinada à metodologia cognitiva da Alura. Dividido em três módulos, as aulas consistem em encontros semanais online e realização de projetos, onde será possível a formação do portfólio dos alunes. Além disso, todos os participantes terão uma rede de apoio muito grande com ex-alunas, mentoras, professoras e as mais novas embaixadoras.

Para mais informações acesse o site: https://www.flyeducacao.org/inscricao-meninas-in-tech

Sobre a Fly 

A Fly Educação é uma organização sem fins lucrativos que promove a educação experiencial para resolver problemas reais e desenvolver as competências socioemocionais dos alunos. Além disso, A Fly acredita que é necessário promover uma educação que (re)conecta as pessoas consigo mesmas, criar empatia e vínculos saudáveis com o outro e encorajar cada um a usar todo seu potencial criativo para transformar o mundo. Até hoje, seus projetos Semente, Meninas in Tech, Superprofs e Fly Talks impactaram mais de 3000 pessoas diretamente; e mais de 30 escolas já utilizam a Metodologia da Fly. 

Quem quiser saber mais sobre os demais projetos, acesse o nosso site: https://www.flyeducacao.org/ 

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Notícias Relacionadas

POC CON chega na 4ª edição com mais de 170 artistas, Cosplay Lip Sy...

10 formas de saber mais sobre Libras e a comunidade surda

16 indígenas LGBTQIAPN+ para seguir no instagram e ter muito orgulho

Ministério dá posse a membros do conselho LGBTQIA+

Memorial da Resistência lança campanha de doação de livros escritos...

Nova exposição temporária do Museu da Língua Portuguesa é um mergul...

Museu da Diversidade Sexual comemora Dia das Crianças com oficina s...

9,3% dos brasileiros acima de 16 anos são LGBTI+, diz pesquisa

Festival Pop Pride celebra a diversidade em Floripa

Após 20 anos, ‘Queer as Folk’ ganha reboot no streaming

PerifaCon: A Comic Con das Favelas retorna em edição presencial

“Todos os Gêneros”: Itaú Cultural aborda a cultura lésb...