A segunda edição da PerifaCon acontece no domingo (31), na Fábrica de Cultura de Brasilândia

Por Mariana Oliveira

Quem não tem a grana necessária para desembolsar os ingressos caríssimos para eventos de renomados no mercado, como a CCXP, o maior encontro geek das quebradas está de volta. A expectativa para este ano é o retorno presencial da feira, que acontece no próximo dia 31, na Fábrica de Cultura da Brasilândia, zona norte de São Paulo.

Com inspiração em eventos semelhantes, mas com preços distantes da população periférica, a PerifaCon se destaca por valorizar os artistas locais.

A ideia surgiu de um grupo de amigos amantes da cultura nerd, dos quadrinhos, livros, games, desenhos, filmes e séries. O desejo era tornar a experiência da já conhecida Comic Con para a periferia, só que de graça. Já que os ingressos da maior convenção de cultura geek do país pode variar de R$150 a R$2.200,00.

A realização da primeira edição aconteceu em março de 2019, na Fábrica de Cultura do Capão Redondo, zona sul de São Paulo. Para colocar tudo de pé, os organizadores contaram com um financiamento coletivo, investidores, patrocinadores e divulgação na imprensa.

Os Cosplay estão entre as principais atrações
Crédito: PerifaCon

Com o sucesso da primeira, que recebeu cerca de 7 mil pessoas, os trabalhos para a segunda edição começaram cedo. Com intenção de ser uma convenção itinerante, a edição de 2020 estava planejada para o Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes, zona leste de São Paulo. Mas, infelizmente, foi cancelado em decorrência da pandemia do Covid-19.

No ano seguinte, em 2021, ainda com restrições sanitárias, o evento aconteceu de modo remoto. Nomeado de “PerifaCon, Brotando nas Redes”, as atividades foram realizadas através do YouTube e redes sociais.

Em 2022 o público pode esperar o tradicional em eventos do segmento, como venda de quadrinhos, oficinas, shows, palestras e concurso de cosplay. Além disso, estão confirmados nomes como Load e Loud, com a exposição ‘Rap em Quadrinhos’. Os ilustradores Jefferson Costa, Ana Paloma (Apalomarte) e Gabriel Bá. Painéis e o concurso de cosplay. E uma das principais atrações é o “Beco dos Artistas”, o equivalente ao Artist Valley da CCXP. O espaço terá 60 artistas independentes de vários estados do país para expor e vender suas obras.

Serviço

Data: 31 de Julho de 2022
Horário: 9h às 21h
Endereço: Fábrica de Cultura da Brasilândia – Av. General Penha Brasil, 2508, São Paulo, SP.
Para mais informações, clique aqui.

Foto de capa: Rosa Caldeira/ Ponte Jornalismo

Acesse o site Nós, mulheres da periferia.

Por Nós Mulheres da Periferia

Nós Mulheres da Periferia é um coletivo jornalístico independente, transparente e apartidário formado por jornalistas moradoras de diferentes regiões periféricas da cidade de São Paulo. Atuantes em diferentes plataformas de comunicação, sua principal diretriz é disseminar conteúdos autorais produzidos por mulheres e a partir da perspectiva de mulheres, tendo como fio condutor editorial a intersecção de gênero, raça, classe e território. O conteúdo do Nós Mulheres da Periferia é livre de direitos autorais e reproduzido aqui no site da Casa 1 com os devidos créditos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oie, divide seu email com a gente?

Assim você pode receber nossas novidades a cada mês :)

Obrigada!

ERRO!

Casa 1 will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.