BLOG

Erika Hilton aciona STF após fala transfóbica em evento do governo federal

A vereadora de São Paulo Érika Hilton (PSOL) acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por falas homofóbicas e transfóbicas. A notícia-crime foi protocolada nesta quinta-feira (14) com pedido de investigação para apurar as atitudes do presidente.
Nesta quarta-feira (13), Bolsonaro fez um discurso em Imperatriz (MA) no qual defendeu ideias preconceituosas contra pessoas homossexuais e transexuais. O presidente também disse que seu modelo de família é constituído por “homem, mulher e prole”.

“O que nós queremos é que o Joãozinho seja Joãozinho a vida toda. A Mariazinha seja Maria a vida toda, que constitua família, que seu caráter não seja deturpado em sala de aula”, disse.

A vereadora afirma que as falas do presidente têm “evidente caráter homofóbico e transfóbico”. A parlamentar ressaltou que Bolsonaro trata com “desdém e desrespeito a existência de pessoas com orientação sexual e identidade de gênero distintas do padrão heteronormativo”.

Érika também destacou que, ao dizer essas coisas enquanto exerce o cargo de Presidente da República, Bolsonaro “manifesta institucionalmente a homotransfobia”. O ofício pede que o STF encaminhe o caso para a PGR (Procuradoria Geral da República) para que o órgão avalie a abertura de inquérito.

“O discurso proferido pelo Noticiado aqui retratado representa uma conduta ilegal, reprovada pelo ordenamento jurídico brasileiro como um crime”, diz a ação. Desde junho de 2019, a partir de decisão do STF, o crime de homofobia deve ser equiparado ao de racismo.

A vereadora é a primeira transexual eleita para uma vaga na Câmara Municipal de São Paulo. Erika foi a mulher mais votada nas eleições de 2020.

SÃO PAULO, SP

Foto de capa: Reprodução/Redes Sociais

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

Paradas LGBTQIA+ viram alvo de perseguição política no Brasil

Casos de HIV cresceram 17% no Brasil, aponta boletim do Ministério ...

Deputadas federais LBTs apresentaram 21 PLs pró-LGBTQIA+, em 2023

Governo Lula anuncia a quarta edição da Conferência Nacional LGBTQIA+

‘Se for evento hétero, podem’: vereadores querem impedir criança na...

MDHC prorroga prazo para participação social em levantamento sobre ...

Lula veta parcialmente projeto de marco temporal do Congresso

Pedido de vista adia votação de PL sobre população LGBT encarcerada

Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania promoverá 1º Encontr...

PL contra casamento homoafetivo tem chance remota de aprovação, diz...

Eleições para Conselho Tutelar no dia 1/10: saiba como e onde votar

MPF pede arquivamento de projeto que proíbe casamento homoafetivo e...