No dia 5 de maio, a filósofa e colunista da Folha, Djamila Ribeiro, inaugura o Espaço Feminismos Plurais, uma casa de formação de conhecimento, promoção de saúde mental e bem-estar em Moema, na zona sul de São Paulo.

O espaço leva o nome da coleção de livros que Ribeiro é organizadora. São doze títulos assinados por acadêmicos negros brasileiros. A série também deu origem a uma plataforma de streaming de educação antirracista, lançada em 2020 durante a pandemia de Covid-19.

De acordo com a filósofa, o local nasce com o objetivo de democratizar o conhecimento produzido desde 2017 com a coleção de livros e os projetos de educação contra o racismo.

“O instituto já era um sonho antigo. Eu tinha o sonho de ter um espaço físico para contemplar o que trabalhamos desde 2017. Um espaço que as pessoas possam frequentar e que proporcione o bem-estar para a população”, diz Ribeiro.

O espaço Feminismos Plurais irá atender grupos vulnerabilizados com suporte jurídico, odontológico e atendimento psicoterápico. A casa também irá proporcionar aulas de empreendedorismo com o empresário Maurício Rocha, quem cedeu o imóvel.

“Iremos trabalhar com os eixos do conhecimento, com biblioteca, sala de pesquisa, espaço para lançamento de livros, roda de conversas, de leituras e outros trabalhos em relação à literatura. Também os eixos do bem-estar e da formação, com atendimento psicológico, e formação jurídica, com mulheres advogadas”, afirma.

Todos os serviços oferecidos no local serão gratuitos.

SÃO PAULO, SP

Foto de capa: Divulgação

Por Folha Press

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *