BLOG

Laerte recebe o troféu Juca Pato de intelectual do ano de 2021

A cartunista Laerte Coutinho foi eleita a intelectual brasileira de 2021 pelo prêmio Juca Pato, da União Brasileira de Escritores. O resultado da 58ª edição do evento foi anunciado nesta quinta-feira (23).

A paulistana havia sido indicada ao troféu ao lado de nomes como os do escritor Carlos Nejar, da historiadora Lilia Moritz Schwarcz, da escritora Nélida Piñon e da repórter do jornal Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello.

Laerte criou personagens icônicos das HQs nacionais, como os Piratas do Tietê e o Overman. Na década de 1980, ganhou sucesso ao lado de Glauco e Angeli, com o grupo Los Três Amigos.

Decana dos cartunistas da Ilustrada, a editoria de cultura da Folha de S.Paulo, ela publica tiras diárias no jornal há 30 anos.

Em junho de 2021, quando completou 70 anos, publicou “Manual do Minotauro”, que reúne mais de 1.500 tirinhas, protagonizadas por diversos personagens, que vão desde uma tecelã canibal até um sapo à procura de ideologia.

Criado em 1962, o prêmio Juca Pato é entregue a autores que tenham publicado obras de sucesso nacional -em qualquer área do conhecimento- que contribuíram para o desenvolvimento do país e da democracia. O troféu premia anualmente um intelectual brasileiro que tenha se destacado.

Nos últimos anos, a premiação condecorou nomes como o líder indígena Ailton Krenak, o economista Luiz Carlos Bresser-Pereira e os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Milton Hatoum.

O troféu traz as feições de um personagem criado pelo jornalista Lélis Vieira e desenhado pelo chargista Belmonte.

SÃO PAULO, SP

Foto de capa: Divulgação/ Folha Press

A Folhapress é a agência de notícias do Grupo Folha e comercializa e distribui diariamente fotos, textos, colunas, ilustrações e infográficos a partir do conteúdo editorial do jornal Folha de S.Paulo, do jornal Agora e de parceiros em todos os Estados do país. O serviço da Folha Press foi contratado pela Casa 1 em março de 2021 para estimular o acesso à informação de qualidade, com responsabilidade ética e jornalística e é publicado junto de conteúdos produzidos pela equipe de comunicação e outra agências de notícia independentes, igualmente qualificadas.

Notícias Relacionadas

ONGs no Nordeste acolhem população LGBTQIA+ em situação de rua

“Miss Macunaíma” reúne cartas imaginárias de Mario de A...

Céu Cavalcanti é primeira travesti eleita presidente do Conselho Re...

Contarato propõe lei que garante registro de dupla maternidade ou p...

Camila Sosa Villada traz à Flip sua materialidade da vida travesti ...

Primeira travesti brasileira a aparecer em novela é homenageada pel...

Candidaturas LGBTQIA+ crescem e chegam a 170 em 2022

Jovens indígenas criam websérie sobre direitos 

Negros e pobres estão mais expostos a riscos ambientais em capitais...

Movimentos sociais fazem protesto em Biblioteca Mário de Andrade

Cartórios registram recorde de retificações de nome e gênero no Brasil

Lei Padre Julio Lancellotti, que proíbe intervenção para ‘esp...