BLOG

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outros dias até abertura de nova exposição temporária

Enquanto se preparam para a nova exposição Histórias indígenas, em montagem no 1º andar e 2º subsolo, o MASP conta com mais um dia de gratuidade para visitar a mostra “Acervo em transformação”.

A gratuidade passa a valer todas as terças-feiras e quintas-feiras. Além disso, os ingressos estão com 50% de desconto em todas as modalidades nos outros dias de visitação.

“Acervo em transformação”.  é o título da exposição de longa duração da coleção do MASP. Os trabalhos são expostos nos cavaletes de cristal — placas de vidro encaixadas em um bloco de concreto. Os cavaletes de cristal ficam dispostos em fileiras na sala ampla, livre de divisórias, do segundo andar do museu.

Retirar as obras da parede e colocá-las nos cavaletes possibilita um encontro mais próximo do público com os trabalhos, e o visitante pode caminhar entre as obras, como em uma floresta de obras, que parecem flutuar no espaço. O espaço aberto, fluido e permeável oferece múltiplas possibilidades de acesso e de leitura, eliminando hierarquias e roteiros predeterminados.

Os cavaletes de cristal, desenhados por Lina Bo Bardi (1914‐1992) — autora também do projeto do edifício —, foram introduzidos em 1968, na inauguração do museu na sede da avenida Paulista, aposentados em 1996 e trazidos de volta em 2015.

A partir de então, a mostra permanece em constante modificação, como indica o título, com a entrada e saída de obras em razão de empréstimos, aquisições e rotatividades. As legendas, que trazem os dados das obras, foram posicionadas no verso dos cavaletes, pois a ideia original de Lina Bo Bardi era de que o primeiro encontro do visitante com os trabalhos fosse mais direto, livre de contextualizações e de informações de autoria, título e data. 

Os ingressos podem ser retirados aqui.

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Ne...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, i...

Artistas trans não bináries das periferias do Rio de Janeiro partic...