BLOG

Pintando a cidade dos sonhos

Grafite combate depressão e violência nas cidades e possibilita carreira internacional a jovens periféricos

O grafite salva vidas. Quando você lê a frase “o grafite salva vidas”, provavelmente pensa em histórias de jovens periféricos que ganharam dinheiro com essa arte que colore os muros das cidades espalhadas pelo globo. O grafite, assim como o MC, o break e outros elementos da cultura hip-hop, virou sinônimo de carreira e ascensão social para milhares de jovens das quebradas do Brasil.

Essa é a história do pernambucano Véio, por exemplo, que você vai acompanhar a seguir. Mas, no caso dos jovens que Véio tem atingido com seu “grafite motivacional”, essa frase é mais literal e os ajuda em questões de saúde mental, como a depressão. É o que revelam mensagens recebidas pelo artista, como: “Tô te mandando essa foto porque eu quero que tu saiba que seu grafite está salvando minha vida”.

Grafite motivacional

“Infelizmente o pobre não pode errar na escolha dele e quem decide seu curso não é seu coração, é sua necessidade de ganhar dinheiro”, explica Thiago Théas, ou Véio, como ficou conhecido devido à sua arte. O recifense, de 31 anos, há 6 passou de um jovem frustrado com a necessidade de trabalhar e estudar em uma área de que não gostava para um grafiteiro e empresário parceiro de marcas como a Rede Globo e a Red Bull. 

O morador da periferia de Jaboatão, no Recife (PE), chegou a ingressar em um curso técnico de eletrônica, mas percebeu que seu sonho era outro: “Eu estava na aula e o pessoal ficava ‘esse aqui não é seu curso, você tá no curso errado’, porque eu ficava desenhando o tempo todo”, conta o grafiteiro.

Thiago “Véio”, que nunca chegou a trabalhar com eletrônicos, acabou indo explorar a carreira de designer gráfico em uma loja de surfe de sua região.  Para ele, não era o emprego ideal, mas algo que o aproximaria das artes plásticas. 

Em um dia comum de trabalho, um conhecido pediu para que Thiago estilizasse uma prancha de surfe usando canetas permanentes. O artista não só fez o trabalho, como viralizou na internet por meio de um vídeo, que chegou até o perfil da Posca, marca das canetas utilizadas, tornando-se conhecido nas redes pelo seu talento. “Eu só era o designer de uma marca que decidiu fazer um desenho para um amigo, a única coisa que eu fiz [a mais] foi filmar”, explica Thiago. 

A partir daí surgiu o convite para aprender e praticar grafite. Para o ex-designer a paixão pelo grafite veio de forma rápida e natural e por mais que ele entendesse a dificuldade de deslanchar nessa área, estando fora do eixo Rio-São Paulo, em pouco tempo Thiago já estava na rua grafitando. Até que surgiu a ideia de criar o personagem “Véio”, acompanhado de frases motivacionais nas suas artes.

Segundo Véio, sua intenção nunca foi viralizar ou sair na mídia, ele apenas pensava o quão gratificante seria se algumas de suas frases como “Hoje vai ser massa” ou “Não fale mal do seu irmão” tocasse o dia de alguém. Thiago só não esperava que isso ajudasse jovens a enfrentarem momentos difíceis de suas vidas, como podemos ver em mais uma mensagem recebida por ele: “Eu tenho 13 anos, moro em Curitiba e eu tenho depressão. Costumo ficar me cortando e sempre que sinto vontade de me cortar, agora, entro no seu Instagram e vejo suas frases”. 

Depois de um tempo, Véio passou a perceber que, em alguns momentos, com 5 ou 10 dias de trabalho com o grafite, ele ganhava mais dinheiro do que em um mês de trabalho na empresa em que era designer e, assim, depois de 7 anos de emprego formal, decidiu que era a hora de viver da arte: “Hoje, o xampu, o detergente, o aluguel da casa, o carro, tudo é pago através de arte”, explica Thiago que conta com mais de 25 mil seguidores em sua página profissional no Instagram.

A rua é nóis?

Yayá Ferreira, 23, é grafiteira e acha necessário entender que a rua não é sinônimo de felicidade e segurança para todo mundo: Primeiro a gente entende que pintar na rua sozinha sendo uma mulher preta, sapatão, é muito assustador. Então, a gente se junta mais nesse sentido de proteger uma a outra, de estar atenta no movimento que está acontecendo”. Ela que faz parte da crew – grupo ou coletivo de grafiteiros que se reúnem para criar juntos – Preta Pinta Preta, há 5 anos, conheceu o grafite como uma forma de expandir sua arte: “A gente quer levar a mulher preta para a rua e fazer entender que a gente também trabalha nisso, que também pinta, a gente também ensina”, explica. 

Yayá diz que o universo do grafite sempre foi muito masculino e hostil para as mulheres, por isso, reforça a importância das crews no processo de inserção e manutenção das mulheres nesse espaço. Segundo a artista, trata-se de garantir uma caminhada segura para outras meninas.  

A moradora da zona norte do Rio de Janeiro, que além de grafiteira também é artista visual, ilustradora e designer, se afirma como mulher gorda e lésbica. Ela diz que seu talento era questionado por ser quem é: “Antes de eu entrar pra coletiva eu pintava sozinha e estar em eventos com homens é muito complicado, tipo quando eles me viam em cima da escada do andaime ficavam: ‘Como assim, como que ela tá fazendo isso?’ e eu consigo fazer, me canso provavelmente mais do que eles, sim, mas consigo fazer”, afirma. 

Apesar de hoje as mulheres negras, indígenas e LGBTQIA+ — como Auá Mendes, artista indígena, travestigênere e manauara e Kerolayne Kembelin, artista preta e manauara  — estarem conquistando seu espaço dentro da arte, nem sempre foi assim.

Nos anos 80, quando OSGÊMEOS chegaram ao grafite, mulheres eram exceção e a presença masculina era o padrão do movimento. “Que bom que temos todos esses questionamentos hoje. Nos anos oitenta os grupos eram mais separados”, celebram OSGEMEOS, pioneiros do grafite no Brasil e artistas famosos mundialmente.

“Nosso trabalho diminuiu o número de assaltos”

Para Yayá, o grafite vai além de satisfação pessoal ou algo estético. Por meio do trabalho que sua crew tem feito, elas impactam a realidade de sua cidade:

 “Com os trabalhos que fizemos a gente conseguiu de fato revitalizar espaços, criar espaços mais seguros, fazer com que uma rua não estivesse mais cheia de lixo e diminuir o índice de assaltos dentro daquela rua porque as pessoas passavam mais por ali”, conta a artista. 

Yayá não tem sido a única a usar o grafite como estratégia de segurança 

pública. A Secretaria de Segurança Pública de Brasília implementou, em 2021, o projeto “Grafite, Arte & Segurança”, que por meio do trabalho de grafiteiros usou da arte para dar visibilidade a canais de segurança, revitalizar espaços abandonados e passar sensação de segurança para os moradores. 

7 momentos importantes do grafite

Entre o final dos anos 60 e início dos anos 70, alguns jovens anônimos de Nova York começam a pintar e escrever nas paredes da cidade, popularizando o que viria a ser conhecido como grafite. Em 1978, o estilo chegou ao Brasil.

No princípio era a bota

1978 é considerado o ano do parto do grafite brasileiro. Nessa época, uma bota preta feminina passou a ser rabiscada nos muros de São Paulo, dando origem à personagem Rainha do Frango Assado, criada pelo artista plástico Alex Vallauri.

Alex tem raízes internacionais: de família italiana, nasceu na Etiópia, morou na Argentina e mudou-se para o Brasil, aos 16 anos, onde estudou artes plásticas. Nos anos 80, conheceu e produziu com alguns dos maiores nomes do grafite mundial: Jean-Michel Basquiat e Keith Harris, em Nova York. 

Quando Alex fez seus primeiros rabiscos nos muros paulistanos, Otávio e Gustavo Pandolfo, nascidos em 1974, no bairro do Cambuci, região central de São Paulo, tinham 4 anos. 

Os irmãos conheceram em 1980 a cultura hip-hop e o break por meio de um grupo local, o Fantastic Break e, desde então,  mergulharam nesse universo:

“Lá parecia que todos éramos de um mesmo planeta, trocando informações independente de quem você era e de onde tivesse vindo, era uma grande família. Por mais que um tivesse desavenças com outro, era tudo resolvido na dança, o famoso ‘racha’ ”, contam OSGEMEOS. 

O movimento hip-hop, tradicionalmente, é dividido em quatro elementos: o break (que primeiro chamou a atenção de Otávio e Gustavo), o MC, o DJ e o grafite. Devido às suas aptidões para o desenho, a aproximação d’ OSGEMEOS com o grafite surgiu naturalmente e logo se tornou paixão:

“Aprendemos a enxergar a vida diferente, o grafite é um universo gigantesco, ao mesmo tempo que proporciona total liberdade pode te proporcionar prisão. E esses dois paralelos sempre andam juntos. O grafite tem uma magia, quem vive sabe o que é e por mais que várias dificuldades aconteçam, essa magia sempre nos deu energia para continuar”, dizem OSGEMEOS.  

Hoje os irmãos paulistanos têm grafites em países tão díspares como Cuba e o Japão e trabalhos expostos nos mais renomados museus — como o Louvre, na França, e o Tate Modern, em Londres.

Essa reportagem foi produzida em parceria com Uol Ecoa e está disponível em reportagens especiais.

Centro de Valorização da Vida

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade. O CVV funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.

Reportagem: Edilana Damasceno
Edição: Fred Di Giacomo
Ilustrações: Marcos de Lima 

Acesse aqui o site do datalabe.

O data_labe é um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré – Rio de Janeiro. No centro dos projetos desenvolvidos está a questão do imaginário construído sobre a cidade e seus habitantes. O laboratório nasceu em 2015 nas dependências do Observatório de Favelas, em parceria com a Escola de Dados, e hoje se estabelece como organização autônoma e autogerida. As ações estão organizadas em três eixos: jornalismo; formação; e monitoramento e geração cidadã de dados.

Notícias Relacionadas

Em 2024, Masp terá programação focada na diversidade LGBTQIA+

Casa 1 realiza primeira chamada aberta do ano para educadores e ofi...

Inscrições para o projeto Plataforma Conexões 2024, do Museu da Lín...

Festival Mix Brasil tem programação gratuita no Teatro Sérgio Cardoso

CASA 1 RECEBE EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE CÉU RAMOS,  ARTISTA INTERSEXO

Teatro, dança e performance compõem o Tríptico A Morte da Estrela, ...

Além da tela: Festival Transforma está selecionando artistas e perf...

Programação de artes visuais do CCSP tem exposição sobre Lizette Ne...

MASP libera visita grátis terças e quintas e meia entrada nos outro...

Coletivo AMEM realiza ball na 35ª Bienal de São Paulo

Exposição Diário 366, de Bruno Novaes ganha nova exibição

Exposição com obras de artistas trans, travestis, pretos, i...