BLOG

12 formas de celebrar os 71 anos da Laerte

Paulistana nascida em 1951, a cartunista Laerte Coutinho é uma das figuras mais importantes da cultura brasileiro do movimento LGBT+ no país. Um furacão de fala calma e voz baixa, é uma das figuras mais encantadoras que a cidade cinza viu nascer. E hoje, dia 10 de junho, celebra 71 anos. Para comemorar, preparamos uma lista com 12 formas de saber mais sobre ela.

1. Assistir o documentário “Laerte-se”.

O documentário hit sobre a vida da cartunista é uma belezinha produzida pela Netflix dirigido pela escritora Eliane Brum. Vale ver e rever mil vezes.

Você pode assistir aqui no Netflix

2. Ler o livro “Lola, a Andorinha”.

A produção da Laerte é uma coisa doida e de um volume impressionante, aqui selecionamos o fofo “Lola, a Andorinha” para começar a mergulhar no universo da cartunista.

Você pode comprar aqui.

3. Acompanhar seu perfil no Twitter.

Um dos espaços onde a Laerte publica sua obra e também discorre sobre assuntos da vida cotidiana. Destaque para a contagem de dias sem a resposta para a pergunta “Quem mandou matar Marielle?”, que a cartunista posta sempre.

Clique aqui para acompanha-la na rede social.

4. Assistir a entrevista histórica no Roda-Viva.

Laerte foi a primeira pessoa trans à estar no centro do icônico programa “Roda Viva” em 2012, um momento em que os debates sobre gênero inclusive não tinham se popularizado, o que faz com que em alguns momentos algumas coisas ditas pareçam sem sentido. Assistindo com o olhar de que se trata do retrato de um tempo, vale demais!

5. Acompanhar no Instagram

Outro ponto de convivência com a obra da artista, o Instagram concentra sobretudo tiras célebres. Clique aqui para seguir.

6. Ver o curta “Vestido de Laerte”

Da mesma diretora do documentário “Bixa Travesty”, Claudia Priscilla, o curta “Vestido de Laerte” pode ser considerada poesia em vídeo. Uma fábula fantástica para se apaixonar.

7. Acessar o site com todo o acervo da cartunista

Celebrando seus 70 anos, generosa do jeito que é, Laerte lançou seu site com suas produções desde os anos 70. Para perder horas e horas se deliciando.

8. Ver Laerte atriz em “Feras”

“Feras” foi uma das séries adolescentes/ jovem adulto mais legais que já existiu. Produzida pela MTV Brasil, hoje integra o catálogo do Globoplay. Foi em “Feras” que Laertinha fez sua estreia como atriz.

Você pode assistir aqui.

9. Curtir as quatro temporada de “Transando com Laerte”

Laerte é definitivamente um furação, cartunista, ilustradora, ativista, atriz e também apresentadora e entrevistadora. No frenético e divertido “Transando com Laerte” ela mostrou toda sua maravilhosidade.

Pode ver as quatro temporadas completas no Canal Brasil na Globoplay, e alguns programas abertos na página do Canal Brasil no Youtube.

10. Assistir essa entrevista para a Carta Capital

11. Assistir a participação da cartunista no Provoca

12. Entrevista para Bob Fernandes da TVE Bahia!

E VIVA LAERTE!

Foto de capa: Divulgação/LançaFilme

Iran Giusti é formado em Relações Públicas pela FAAP, passou por agências como TVRP e Remix Social Ideias. Como jornalista atuou no Portal iG, BuzzFeed Brasil. Atualmente é repórter no Terra Nós e diretor institucional da Casa 1

Notícias Relacionadas

Instituições fazem mapeamento de candidaturas LGBTQIAPN+ para as el...

Com o tema “Aquilombar é Cura”, a Parada Preta 2024 aco...

Especialistas discutem os principais desafios de empregabilidade LG...

Pesquisa apresenta as maiores dificuldades das instituições LGBTQIA...

CUT lança cartilha de formação sindical como foco em pessoas trans

No fim das contas, ser orgulhosamente LGBTQIAPN+ era só moda mesmo

Senado aprova texto que cria recurso de proteção para LGBTQIA+ enca...

Ministério destina R$ 8,5 milhões em ações para população LGBTQIA+

‘A bandeira é nossa’: Parada do Orgulho LGBT+ leva verde e amarelo ...

Com programação especial, Casa Natura Musical celebra o Mês do Orgu...

Museu da Diversidade Sexual será reaberto em São Paulo

POC CON chega na 4ª edição com mais de 170 artistas, Cosplay Lip Sy...