O SescTV apresenta a coletânea de curtas Mulheres Negras no Audiovisual, na programação +Curtas. As nove obras são produções recentes realizados por mulheres negras, com curadoria de Renata Martins.

A mostra faz parte da série “13 aos 20 (Re) Existência do Povo Negro”, em referência aos marcos de 13 de maio e 20 de novembro, dia da assinatura da Lei Áurea e dia da Consciência Negra respectivamente, e tem como objetivo reconhecer e fortalecer a luta das pessoas negras.

Os filmes estão disponíveis online na plataforma do SescTv

Sample

15min

Clássica história de amor na qual uma jovem encontra um jovem, com a exceção de que eles são negros e vivem numa cidade cheia de memórias embranquecidas.

Direção: Ana Julia Travia

Brasil, 2018

Classificação indicativa: 10 anos

Vó, a senhora é lésbica?

17min

Baseado no conto homônimo de Natalia Borges Polesso. Joana é uma jovem universitária que convive com o processo de encontro com a própria sexualidade. Em um almoço na casa de sua avó, Clarissa, seu primo coloca a pergunta que dá título ao filme.

Direção: Bruna Fonseca e Larissa Lima

Brasil, 2018

Classificação indicativa: 12 anos

A mulher que eu era

11min

Cacau é uma mulher casada. Dentro sua rotina, ela encara suas lembranças e, em um contexto onírico, as memórias lidam com momentos passados de opressão.

Direção: Karen Suzane

Brasil, 2018

Classificação indicativa: 12 anos 

Tia Ciata

26min

O curta-metragem documental narra a história de Hilária Batista de Almeida, a Tia Ciata, a partir da perspectiva da visibilidade da mulher negra na sociedade brasileira.

Direção: Mariana Campos e Raquel Beatriz

Brasil, 2017

Classificação indicativa: 10 anos

Cinzas

15min

Adaptado do conto homônimo do escritor Davi Nunes, traz a história de um universitário em Salvador (BA), que convive com as dificuldades típicas das grandes cidades: ônibus lotado, polícia e solidão.

Direção: Larissa Fulana de Tal

Brasil, 2015

Classificação indicativa: Livre

Rainha

30min

Rita finalmente realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade; porém ela terá que lutar contra forças obscuras, internas e externas.

Direção: Sabrina Fidalgo

Brasil, 2016

Classificação indicativa: 12 anos

Corações encouraçados

15min

A animação conta a história do casal sertanejo Ana e João e a influência da estiagem em suas vidas para falar sobre busca, perda, saudade e desespero, mas também sobre esperança.

Direção: Jamile Coelho e Cintia Maria

Brasil, 2019

Classificação indicativa: 10 anos

Barco de Papel

14min

O curta apresenta um olhar inocente e ao mesmo tempo desgastado de Peninha, garoto de 9 anos, que para se safar de todas as adversidades da infeliz realidade se transporta para um mundo de sonhos.

Direção: Thais Scabio

Brasil, 2018

Classificação indicativa: Livre

Carne

11min

Um jovem casal tem uma intensa e acalorada discussão na piscina. Quando um deles entra na casa, o outro é surpreendido por Àmân.

Direção: Mariana Jaspe

Brasil, 2018

Classificação indicativa: 16 anos

Serviço

+CURTA: Mulheres Negras no Audiovisual

Quando: até o dia 20 de novembro
Onde: no site SescTv
Quanto: gratuito

Foto de capa: A Mulher que eu era/ Divulgação

Por Casa 1

A Casa 1 é uma organização localizada na região central da cidade de São Paulo e financiada coletivamente pela sociedade civil. Sua estrutura é orgânica e está em constante ampliação, sempre explorando as interseccionalidade do universo plural da diversidade. Contamos com três frentes principais: república de acolhida para jovens LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) expulsos de casa, o Galpão Casa 1 que conta com atividades culturais e educativa e a Clínica Social Casa 1, que conta com atendimentos psicoterápicos, atendimentos médicos e terapias complementares, com foco na promoção de saúde mental, em especial da comunidade LGBT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Oie, divide seu email com a gente?

Assim você pode receber nossas novidades a cada mês :)

Obrigada!

ERRO!

Casa 1 will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.