Lorem quis bibendum auci Lorem gravida nibh vel velit auctor aliquet. Aenean sollicitudin, lorem quis bibendum auci elit consequat ipsutis sem nibh id elit. Duis sed odio sit amet nibh vulputate cursu. Ut enim ad minim veniam.

Follow me on instagram

© 2016 Your Business Name!

A mídia finalmente está reconhecendo as mulheres negras?

A mídia finalmente está reconhecendo as mulheres negras?

Recentemente, uma leva de capas e matérias nas principais revistas de moda e comportamento no Brasil estamparam mulheres negras em seus espaços de maior destaque. Esta inédita oxigenação nas imagens e conteúdos das publicações nos traz uma sensação ambígua de que finalmente as revistas têm reconhecido a importância de mulheres não brancas em ocupar estes espaços e de que as revistas podem estar simplesmente fazendo uma mea-culpa e querendo se sair bem na onda dos últimos acontecimentos.

Sem dúvidas a pandemia e especialmente os levantes “Vidas Negras Importam” ao redor do mundo vêm alertando e pautando mudanças simbólicas e estruturais (estas principalmente) que combatam o racismo, e o campo da comunicação não está imune.

Exemplo disso é de que nas últimas semanas a GloboNews escalou um time de jornalistas negros para falar sobre racismo, o canal de humor Porta dos Fundos publicou vídeo com irônica nota de repúdio com as atrizes Nathália Cruz e Noemia Oliveira, artistas brancos passaram a ceder suas redes sociais para pessoas negras e esta publicação da ombudsman da Folha de São Paulo que cobrou nova postura do próprio jornal ao publicar notícias sobre violência contra pessoas negras.

Só agora neste mês de Julho, a revista Vogue Brasil trouxe a cantora Teresa Cristina (ela que falamos recentemente neste post) em 3 capas diferentes, uma delas em pintura feita pelo jovem artista pernambucano Sambuel de Saboia, a revista Harper’s Baazar estampou a médica e vencedora do último Big Brother Brasil Thelma Assis sob o título “Paz, amor e luta” e a revista Marie Claire multiplicou suas capas com jornalistas mulheres que estão se destacando “no front das notícias”, entre elas Flávia Oliveira, comentarista da GloboNews, Maju Coutinho, âncora do Jornal Hoje, Aline Midlej, apresentadora do GloboNews e Flavia Lima, ombudsman da Folha de São Paulo.

Sobre as revistas de moda – tanto impressas quanto virtuais -, vale lembrar que elas ainda são um dos principais meios responsáveis por ditar parâmetros de consumo e tendência, cabendo a reflexão de que se praticamente 58% da população brasileira é negra, faria sentido que ao menos metade das capas fosse com mulheres negras. Ou ainda uma análise apurada dos seus organogramas e equipes de trabalho para olhar quem vem ocupando os cargos de decisão, visto que muito do que acaba saindo impresso está sob estes comandos e que são eles que concentram os maiores salários.

De toda forma, fica o chamado para uma reformulação radical das estruturas atuais de todos os tipos de veículos (revistas, jornais, canais de televisão, sites, etc.) e a evidência de que estes são agentes imprescindíveis e de grande responsabilidade para uma atuação antirracista para além do campo da representatividade.

 

View this post on Instagram

Teresa Cristina (@teresacristinaoficial) é nossa! Estrela da capa de julho/agosto da Vogue, a cantora e compositora tem sido nosso alento nessa quarentena. Ou melhor, nosso e de todo o Brasil, graças às suas lives inclusivas e leves que unem grandes nomes da MPB, sambistas icônicos, escritores, atores, políticos… Impossível não se emocionar ao vê-la cantando à capela – muitas vezes com os olhos marejados. Inconcebível não vibrar com tantas conversas agregadoras. E é com orgulho que contamos que hoje, às 18:30, Tetê fará seu sarau ao vivo aqui no nosso Instagram. Obrigada, @samueldesaboia, artista plástico recifense, que com toda a sua sensibilidade e talento criou este portrait de Teresa exclusivamente para a capa digital da Vogue. Em tempo: a capa impressa estrelada por Teresa Cristina chegará às bancas em julho.

A post shared by Vogue Brasil (@voguebrasil) on

View this post on Instagram

Somos todos Cristiners! Depois de nossa capa digital com ela, feita pelo artista Samuel de Saboia, eis a nossa primeira versão para a edição impressa de julho/agosto: a cantora e compositora carioca @teresacristinaoficial, musa da quarentena com suas lives engajadas e muito bem frequentadas, foi clicada pelo duo @mar_______vin num ensaio inspirado na obra de Heitor dos Prazeres, pintor e sambista pioneiro da década de 1920. O resultado é uma viagem no tempo pela nossa cultura afro-brasileira e suas raízes musicais. Com edição de moda de @pedrosales_1 e beleza de @mikasafro e cabelo by @lu_safro, TT usa vestido @angelabritobrand e sapatos @prada. O set design é de @joao_arpi e a entrevista feita por @claudialima) #VogueJulho #VogueAgosto

A post shared by Vogue Brasil (@voguebrasil) on

View this post on Instagram

Paz, amor e luta: esta é a mensagem que estampamos na capa da #bazaarjulho, com a musa @thelminha usando joias @joccali. A médica e ativista foi fotografada por @adrianodamas (@abamgt), com direção criativa de @thiagobatistadesign, edição de moda de @rodrigoyaegashi, styling de @brunouchoa21, beleza de @maxwebertotalbeauty (@odmgt), tratamento de imagem de @studiobrunorezende, assistência de fotografia de @arthurvahia, assistência criativa de Chloè Yuki e de moda de @mariaflevy e @laarissaromano. No recheio da publicação, Thelma é entrevistada por nossa redatora-chefe @_lucianafranca_. Fique de olho no site harpersbazaar.uol.com.br que em breve a revista estará disponível em versão digital no nosso aplicativo!

A post shared by Harper's Bazaar Brasil (@bazaarbr) on

View this post on Instagram

"Meu médico tem convicção, mas não tem provas”, conta @flaviaol, rindo, sobre sua provável contaminação pelo coronavírus. Durante o período em que ficou convalescente e isolada, Flávia não parou um minuto: seguiu atuando na rádio, TV e no jornal e como conselheira de movimentos e organizações sociais, sua grande paixão junto ao jornalismo. Contou sua história à editora-executiva @driferreira. (Foto: @joaocotta_photos Direção Criativa: @kakakaren_ka Direção de Fotografia: @sergiozalis Edição de Moda: @anawainer Produção-executiva: @vandecazimmermann Figurinista: @veiga2726 Tratamento de imagem: @rawplus) #NoFrontDaNotícia #FlaviaOliveira

A post shared by Marie Claire Brasil (@marieclairebr) on

 

jjoão atua na comunicação, projetos, estratégias e cotidiano da Casa 1 desde agosto de 2018.
No Comments

Leave a Reply